Quero ter um negócio…mas qual?
Quer criar um negócio próprio mas não sabe que tipo de negócio ou, Já tem uma ideia mas …E AGORA?
Como deve proceder, o acompanhamento que precisa, o que é preciso saber e fazer são informações que tornam os nossos passos mais seguros.
Para quê?
O Plano de Negócio é dos instrumentos mais importantes para uma empresa! Ele avalia o desempenho da empresa:
- Examina a viabilidade do negócio em termos de mercado, em termos financeiros e em termos operacionais.
O Plano de Negócios permite desenvolver ideias a respeito de como o negócio deve ser conduzido. É um instrumento excelente para desenvolver e melhorar estratégias. No que toca ao seu negócio prefere cometer erros no papel ou na vida real? - Integra o Planejamento EstratégicoO Plano de Negócios é uma ferramenta que permite ao empresário avaliar o desempenho da empresa ao longo do tempo. Por exemplo: a parte financeira de um plano de negócios pode ser usada como base para um orçamento operacional e ser cuidadosamente monitorizada, para se verificar se a empresa se está a manter dentro do orçamento estipulado. A este respeito, o Plano pode e deve ser usado como base para um planeamento estratégico.
- Depois de decorrido algum tempo e, a partir de então, periodicamente, o Plano de Negócios deve ser examinado, para se ver onde a empresa se desviou do rumo e se esse desvio foi benéfico ou danoso e como ela deverá operar no futuro.
- É ferramenta de negociação e ajuda a arranjar recursos
A maior parte dos financiadores ou investidores não colocará dinheiro numa empresa sem antes ver o seu plano de negócio. O empreendedor dificilmente será levado a sério!
O plano pode ser usado como uma ferramenta de negociação e contribui para aprovação de empréstimos nos bancos e acesso a linhas de financiamento.
Um velho axioma ensina que se deve “ser claro a respeito do que se deseja do investidor, mas vago a respeito naquilo que está disposto a ceder”.