ABC -Tecnologia ao serviço da poupança

Olá a todos, Nas minhas rubricas tento sempre comunicar uma forma de estar baseada na consciência, uma consciência expandida: Na percepção mais focada nas nossas NECESSIDADES do que nos nossos desejos, em nós enquanto planeta do que nós enquanto “umbigo”. Este é mais apelo ao bom senso nas decisões no sentido de tornar, não só, a sua vida individual e familiar muito melhor como ainda contribuir para um planeta equilibrado. E todos sabemos o quanto isso é cada vez mais URGENTE!!!

Então que podemos nós fazer?

– Reciclar e reaproveitar antes de mais! Apesar de todos os avanços tecnológicos é importante que mantenhamos bem oleada a nossa máquina mais preciosa, a mente, no sentido de perceber que praticamente tudo pode beneficiar desta postura;

Sempre que esteja numa situação em que precisa decidir, escolha sistemas que tenham sido estudados para poupança energética:

ÁGUA – Sistemas de autocolismo, torneiras inteligentes, sensores e redução de fluxo;

LUZ – Luzes sensíveis ao movimento, lâmpadas ECO que apresentam até 65% de redução de custos, mais do dobro da duração das lâmpadas de alogênio standart, mais eficácia luminosa, baixa emissão de calor, baixo consumo e filtro UV;

AQUECIMENTO – Paineis solares para aquecimento de águas de banho, cozinha e eventualmente a electricidade total ou parcial do lar. Esta tecnologia está já tão bem desenvolvida que permite a captação de energia solar mesmo em dias com condições climatéricas adversas; Isolamento termico das habitações que apresentam uma relação custo-eficácia muito elevada, uma vez que permitem a poupança de grandes quantidades de energia para aquecimento e promovem a redução das respectivas emissões de gases de efeito de estufa.

INTERNET – Serviço de TV, serviço de telefone, reuniões online nos diversos chats existentes, se quiser algo mais profissional tem o Office Live Meeting ou GoTo Meeting que permitem ter reuniões online sem perdas de tempo ou despesas adicionais. Muitas destas tecnologias são gratuitas e poupam também muito tempo que é uma outra forma de poupança financeira;

AUTOMÓVEIS – Sistema start/Stop é talvez a mais famosa das tecnologias de poupança de combustível aplicadas aos carros movidos a motores de combustão interna e permite uma poupança energética de cerca de 10% (variável), este sistema desliga automaticamente o motor quando o carro está parado reduzindo a quantidade de tempo que o motor gasta em marcha lenta, o que por sua vez reduz as emissões e melhora o consumo de combustível; Regeneração de energia de travagem pode ser utilizada em carros movidos unicamente por um motor de combustão interna, nos carros elétricos e nos híbridos, ou sob a forma de um sistema de recuperação de energia cinética, como no caso da Fórmula 1. Ao contrário dos tradicionais sistemas de travagem, que não fazem nada para aproveitar a energia perdida, os sistemas de travagem regenerativa tentam aproveitar a energia perdida, por exemplo para carregar a bateria; Pneus – Pneus de baixa resistência ao rolamento estima-se que sejam cerca de 10% mais eficientes do que os menos eficientes. São produzidos com recurso à sílica que reduz a resistência entre as moléculas no interior do pneu. Isto significa que o pneu gira ao longo da estrada com menos resistência. Também é extremamente importante certificar-se que os teus pneus estão  bem calibrados, controle a pressão, isso não só melhora a economia de combustível do carro, mas também o torna mais controlável.

UMA PARTILHA

Muitas das coisas que aqui falo assentam em tecnologia desenvolvida nos anos 60/70 tal como a que diz respeito aos sistemas start/stop e regeneração de energia de travagem. Começou a dar-se importância aos mesmos a partir do momento em que foram implementadas normas para a poupança energética.

Será que estamos informados suficientemente? Será que temos a formação adequada? Será que procuramos para nós e para as nossas vidas as coisas que realmente nos são benéficas?

Vejam o exemplo da Coreia do Sul que passou da pobreza a uma prosperidade  extraordinária nas últimas décadas. Porquê? Os coreanos apostaram fortemente na educação o que resultou num elevar do nível de vida num ritmo completamente fora de série. A Coreia do Sul, assim como a China e Índia anos mais tarde, dedicou-se a investir na educação de seu povo.

Eu acredito que todos somos suficientemente responsáveis para tomar decisões por nós próprios…por isso há muita coisa que pode não estar directamente ao meu alcance mudar no imediato mas há muitas outras que estão: posso decidir ser informada e formada, posso decidir ter bons hábitos e boas práticas, posso decidirMUDAR!

Um dia, quando formos uma maioria podemos, quem sabe, decidamos conscientemente pelo nosso país, escolhamos quem queremos a tomar as decisões que fazem o destino da nossa NAÇÃO.

Bem hajam e até à próxima!

Imagens Cortesia de Free Digital Photos