ABC da Poupança – Poupar em resíduos

Olá a todos,

Não é propriamente novidade que vivemos na era do descartável, do usar e deitar fora. Esta situação que apenas aparentemente nos faz sentir poupar tempo tem um reverso da medalha que nem sempre nos apercebemos.

Praticamente tudo o que é vendido embalado tem um objectivo supremo: Vender muito! Então, as coisas que vendem melhor são as que sabem bem e a maioria das vezes isso acontece á custa da adição de açucares e/ou gorduras. Se relacionarmos este facto com a crescente obesidade em Portugal, em que já mais de 50% da população tem excesso de peso estamos em condições de tirar algumas conclusões.

Hoje a minha proposta vai no sentido de reduzirmos o máximo possível o consumo de produtos embalados poupando o planeta com o impacto das embalagens atiradas fora, poupando a sua saúde comendo mais saudavelmente, poupando na sua carteira pelo maior rendimento que tem com refeições caseiras.

Quando adoece, o tempo que pensou poupar na confeção de refeições é-lhe todo retirado sendo que na maioria das vezes consegue mesmo ficar com saldo negativo. Se fizer as contas ao valor das refeições caseiras verá que estas são, para além de mai saudáveis, também mais económicas que o mesmo prato comprado embalado.

Já agora: sabe que as embalagens custam dinheiro? E o processo de de embalagem também se paga!

Pois é, andamos mesmo a pagar mais por menos. E fazêmo-lo à custa do „não tenho tempo“. Já disse em rubricas anteriores e repito: Organização, é a resposta!

Se saio de caso levo garrafa de água e snacks a contar com o tempo que estarei fora. Porquê recorrer a máquinas de vending ou pastelarias? Apetece-lhe uma pizza? Menos de 30 minutos e voilá uma totalmente caseira a saltar do forno! Precisa de fruta e legumes? Compre a granel, esqueça os embalados! Precisa de pão? Faça-o ou vá à padaria da zona e compre a vulso, leve os seus próprios sacos…e podiamos ficar aqui o dia todo.

Tire um bocadinho, coragem! Vá até à cozinha e olhe para o frigorífico, olhe para o congelador, olhe para a dispensa. O que vê? Agora olhe para si e para a sua família…você é o resultado daquilo que acabou de observar! É o que gostava de ser?!

Volto em Setembro, volte também!

Imagens Cortesia de Free Digital Photos