ABC da Poupança – Como usar O Orçamento para CROMOS

Como em tudo na vida devemos começar PELO PRINCÍPIO! J

O que neste caso quer dizer saber o que se tem e para isso uma consulta ao MB ou sossegado em casa através do computador saber qual o SALDO da nossa conta, que valores temos a pagar ou já pagámos, e a que se referem.

O ideal é fazer isto na altura em que recebe(m) o ordenado(s).

Ora é com estes valores, os vossos ordenados, que vamos construir o orçamento mensal. É este valor que vai ser destribuído pelas diferentes folhas de orçamento (ex: Água/Luz/Gás, Poupança, Renda Casa, Condomínio, etc) Portanto é hora de reflexão: „Como vou distribuir o dinheiro disponível para me governar (orçamento) pelas várias rubricas?“

Na 1ª página do vosso excell temos então a folha ORÇAMENTO. Como a Lemos:

Todas as rubricas com a designação de depósito banco correspondem a uma folha de orçamento. É aqui que no início do seu ano vai definir os valores a dedicar a cada rubrica e que depois deve colocar em cada uma das folhas correspondentes onde está indicado SALDO;

–      Esta secção de depósitos refere-se ao dinheiro depositado no seu banco e disponível para orçamento que estipulou e para mais coisa nenhuma (nada de tentações);

– Existe uma secção de notas, esta indica as coisas nas quais vai usar dinheiro vivo para pagar. Para isso,no início de cada mês deve levantar o dinheiro relativo ao valor em notas e distribuir em envelopes, carteiras, etc. Consoante a forma que ache melhor;

A última linha da sua folha de orçamento reflete o valor acumulado de todas as páginas do seu orçamento e deve corresponder ao valor disponível em conta bancária, exacto e ao tostão. Se assim não for é possível que se tenha desfalcado a si próprio! J

Folha CONTA CORRENTE

Nesta folha são colocadas todas as receitas e todas as saídas nas colunas de CRÉDITO e DÉBITO respectivamente e com a data em que foram efectuadas.

No início de cada mês indicar na folha de CC a saída dos valores para cada rubrica (cada rubrica tem uma folha específica)

Como usar as diferentes páginas do seu orçamento (Luz/água e gás)

No início de cada mês coloca-se como crédito o valor que estipulou ser o seu orçamento para esta rubrica (exemplo: 1ª linha em crédito 70€)

Durante o mês deve ir colocando todos os pagamentos destes serviços na coluna de Débito.

Nota: em rubricas como AUTOMÓVEL deverá refletir quantos anos quer ter esse carro, quais os gastos com pneus, revisões, seguros, inspeção, imposto circulação e outros e definir o seu orçamento somando todas essas despesas, multiplicando-as pelo número de anos que pretende ter esse mesmo automóvel e depois dividir pelo número de meses e chega ao valor a colocar todos os meses de lado no seu orçamento de forma a que, quando estas despesas chegarem, o dinheiro exista em BANCO para as pagar.

E é assim que se vive Tranquilo! J

Imagens Cortesia de Free Digital Photos