ABC da Poupança: A importância da organização

Como é com vocês quando chegam a esta altura do ano? Eu invariavelmente entro em estado de “BALANÇO”! Ou seja, é a altura em que, com mais afinco, começo a olhar para trás e a fazer mais perguntas, quero perceber o que fiz, quais os resultados e o que posso fazer melhor e como!
De há uns anos para cá comecei a perceber como aconteciam as principais melhorias na minha vida: “Que fizeste tu, Ana Bravo, afinal, para as coisas terem melhorado tanto? Que varinhas mágicas usaste?” Agora sinto-me com mais tempo, com mais energia, com mais recursos, com mais prosperidade, com mais amor, e com mais de tudo o que realmente interessa. E é quando temos esta sensação que nos sentimos ricos e prósperos.Que pastilha milagrosa, que droga, que comprimido, que cházinho foi este então? Comecei por estipular uma hora de tempo para “meditar” sobre a minha vida e claro, saber qual a minha situação. Sentei-me na poltrona do médico e fiz o meu próprio diagnóstico:

– Que coisas estou presentemente a fazer;

– Quanto tempo levo a fazê-las;

– São todas elas necessárias?

– Que distrações me desviam das minhas tarefas?

– De que forma as faço?

– Que dificuldades encontro? Como as resolvo?

E, muito, mas mesmo muito importante…

– O QUE É QUE EU GOSTARIA DE ESTAR A FAZER?

O resultado de me colocar as perguntas certas levou-me a desenvolver um esquema organizacional que, depois de ultrapassar as resistências normais com que nos deparamos sempre que queremos mudar alguma coisa, ou seja, o nosso ‘Velho do Restelo’ pessoal, me levou a conseguir tudo com muito mais facilidade, dinheiro incluído!

E foi aí que tive uma epifania: “Ahhh, uma das melhores dicas de poupança que existem, senão mesmo a melhor, é: Ser-se organizado!”

A minha varinha mágica, a minha droga, o meu cházinho é:

– Método, Organização!

A organização permite ter mais tempo, mais saúde, mais dinheiro, melhor qualidade de vida, mais lazer, mais diversão… Mais tudo. Contrariamente ao que possa pensar ter um plano e um orçamento não o limita, antes pelo contrário, dá-lhe liberdade!

Por isso desta vez, e porque um novo ano está à porta, exigente de mudanças, apresentando desafios que vão determinar as nossas vidas, convido-vos a dar uma voltinha neste comboio com destino ao maravilhoso mundo do método e organização.

Livre-se da preguiça e das limitações perguntando-se: Como é que eu gostaria de estar a viver? E lembre-se que é quando age de acordo com os seus valores, quando os expressa na sua vida quotidiana através das suas ações que é feliz e realizado.

Que tal? Com garra para recomeçar e mudar a sua vida?

Clique AQUI para fazer o ‘download’ de um PDF com as minhas propostas de Bons Hábitos que ajudam a tornar a vida melhor!

E eu agora despeço-me… Mas só até 2013!

Imagens Cortesia de Free Digital Photos