Para si que ao fim de um tempo percebeu que quer trabalhar por conta própria; que o seu rendimento depende do seu esforço e portanto quer receber na mesma proporção; para si que tem um espírito empreendedor e que acredita poder contribuir; e finalmente para si que percebe que não é a trabalhar para outrém que vai alcançar os seus objectivos, para estas pessoas que querem criar o seu negócio, a sua empresa, então que passos devem ser dados nesse sentido? Que é preciso fazer? Como vão encontrar a ajuda financeira necessária?
Antes de mais o meu conselho é para que saiba se tem apoio financeiro junto da banca antes de abrir empresa ou começar a gastar dinheiro com as formalidades obrigatórias para quem vai enveredar por um negócio por conta própria.
Para pedir linha de crédito para o seu negócio, vão-lhe ser pedidos todos os documentos pessoais e profissionais tal como se fosse comprar uma casa ou qualquer outra coisa, pois aquilo que é preciso comprovar é que existe capacidade para assumir os pagamentos dos créditos (taxa de esforço), se o caso fôr outro, como por exemplo, encontrar-se desempregado e ter escolhido criar uma empresa ou tornar-se Empresário em Nome Individual (ENI) para criar o seu próprio posto de trabalho, pois existem também apoios para estas situações tanto financeiras/bancárias como estatais.
É muito importante que escolha uma actividade que conhece e tem experiência, pois este é um factor decisivo para a aprovação de crédito para iniciar uma empresa, se o cliente conhece o negócio e tem experiência de anos na actividade pois mais fácil será obter sucesso e consequentemente aprovação bancária. O background financeiro, a forma como se relaciona com os bancos onde tem convenção é um factor muito importante na análise de risco do processo de quem quer trabalhar por conta própria; o perfil do cliente em termos de poupança, etc…
Então deve começar por recolher os seus documentos pessoais, extractos bancários 3 a 6 meses das contas com movimentação, IRS, recibos vencimento 3 a 6 meses, … de todos os intervenientes no processo, tais como eventuais fiadores caso os haja e sócios do negócio; ter uma ideia muito clara, de preferência por escrito, exactamente do que pretende em termos de negócio e em termos das necessidades de financiamento; facturas pró-forma de eventuais equipamentos que necessite para a actividade. Quando tiver reunido tudo isto está na altura de pedir um parecer à banca de forma que percebam se o negócio encontra ou não aprovação bancária. Quando a resposta é positiva, passa-se então à formalização da empresa, (aconselhamos a Empresa na Hora pela sua rapidez e facilidade de constituição) ou à abertura de actividade junto das finanças e consequente aquisição dos Recibos Verdes. Só depois de aberta a empresa ou da actividade, poderá passar à formalização com as instituições.
Tratando-se de empresas o processo não é tão rápido como um normal pedido de crédito particular, pelo que alertamos para o facto, no sentido de perceber se existem datas limites a cumprir para que se comece a tratar de tudo com a antecedência necessária.
Na Best Finance, temos uma área específica tratamento processos empresas start-up , com experiência e sucesso comprovado! Oferecemos-lhe o aconselhamento que necessita em todos os passos desde a construção da defesa do seu processo, projecto de viabilidade, recolha de informação necessária, submeter ao parecer bancário, criação da empresa, e aprovação final! Contacte-nos! As nossas portas estão abertas ao seu negócio!!!